AJUDACOMPRANA PLANTA

IMÓVEIS NA PLANTA: OS 3 PROBLEMAS MAIS COMUNS E COMO EVITÁ-LOS

Os imóveis na planta são uma alternativa muito interessante para quem está pensando em adquirir uma casa ou um apartamento, uma vez que proporciona diversos benefícios e pode ter o pagamento facilitado. No entanto, você não pode deixar de conhecer quais são os problemas mais comuns que este tipo de unidade pode oferecer.

Na realidade, com um pouco mais de calma e ampliando os seus conhecimentos sobre o assunto, você estará mais apto a encontrar as melhores oportunidades do mercado imobiliário, comprando uma propriedade segura e com ótimo potencial de valorização. Continue lendo e descubra como fazer isso!

1. Desconhecer o histórico da construtora

Um dos problemas mais comuns que os interessados em um imóvel na planta enfrentam é no relacionamento com a construtora e, por isso mesmo, é muito importante conhecer o seu passado. Nos dias de hoje, felizmente, é muito mais fácil fazer isso, uma vez que a internet é uma fonte abundante de todo o tipo de informação que você precisa.

Com poucos cliques, você consegue verificar, por exemplo, se a empresa conta com uma boa reputação no mercado. Investigue também sobre eventuais pendências na Justiça ou reclamações de antigos clientes em sites especializados. Outra possibilidade online é dar uma olhada na lista de reclamações na página no PROCON.

2. Problemas ou pendências na documentação

Um dos problemas mais comuns que os imóveis na planta podem ter é quanto à questão da documentação. Nesse caso, como a unidade ainda está na fase de obras, é preciso ter um olhar atento quanto a diversos aspectos, que não dizem respeito somente à unidade em si, mas também do projeto e da empresa responsável.

Antes de mais nada, é preciso que tudo esteja aprovado na prefeitura, como o devido registro da incorporação no cartório competente, assim como a matrícula do RGI (Registro Geral de Imóveis) e o “Habite-se”, essencial na hora de morar lá. Caso você não se sinta seguro para fazer isso sozinho, a ajuda de uma imobiliária pode ser crucial.

3. Não visitar o local da obra pessoalmente

Você sabia que os clientes e interessados em um imóvel na planta podem visitar o canteiro de obras pessoalmente? Afinal, como esse tipo de aquisição exige um aporte financeiro nada desprezível, é natural querer ver, com os próprios olhos, para onde o seu dinheiro está indo. E você pode (e deve!) fazer isso, pelo menos, algumas vezes.

Embora o estande de vendas das construtoras costume ficar em outros locais, vistoriar o empreendimento propriamente dito é o que dará a real dimensão de qual estágio está o projeto, da qualidade da sua execução e da evolução das etapas. Banque o detetive e aproveita para dar uma bisbilhotada nas imediações! 
Depois de conferir esse conteúdo, você já sabe quais são os problemas mais comuns de um imóvel na planta e será capaz de fazer a melhor aquisição, buscando sempre uma construtora de qualidade e com expertise nesse segmento!
Gostou de aprender mais sobre os problemas que podem surgir em um imóvel na planta? Então, confira também nossos outros artigos para te auxiliar na sua compra!

Meneguz, vendendo mais que imóveis!

Deixe uma resposta