AJUDACOMPRA

Cuidados ao Comprar Imóveis Direto com o Proprietário

Se aventurar em um mercado desconhecido e complexo fazendo a compra de um apartamento ou uma casa diretamente com o proprietário é trabalhoso e pode expor você à burocracias inesperadas, dor de cabeça e até golpes imobiliários. É preciso se atentar às particularidades dessas negociações

Negociar a compra de um imóvel direto com o vendedor facilita a conclusão do negócio ou o torna mais arriscado? Na Meneguz, acreditamos que a parceria com corretores de imóveis em todas as negociações evita problemas, por isso a empresa recomenda sempre contar com a intermediação de um profissional. Ainda assim, algumas pessoas optam por fazer a negociação direto com o vendedor.

Neste artigo, vamos explicar como funciona a compra de um imóvel direto com o proprietário e quais são os cuidados necessários para que essa transação não se transforme em um pesadelo.

Primeiro, vamos falar sobre o principal motivo que leva vendedores e compradores a decidirem tentar uma venda particular: evitar a taxa de corretagem. Normalmente, a comissão do corretor é paga pelo vendedor e representa uma porcentagem do valor do imóvel – de acordo com o CRECI-SP, esse índice varia entre 6% e 8% do montante de venda do imóvel.

Diante disso, algumas negociações são realizadas direto com o proprietário, mas tal prática exige uma atenção especial, porque são várias as experiências negativas que ela pode ocasionar: golpe imobiliário, ter que assumir dívidas de água, luz, gás e condomínio que não deveriam ser da responsabilidade do novo dono e outras questões. Por isso, é importante se atentar às particularidades de uma transação como essa.

Documentação do proprietário

Toda parte burocrática que o profissional imobiliário faria será de sua responsabilidade. Uma delas é conferir toda a documentação do proprietário.

É fundamental que em uma negociação você tenha acesso às cópias da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da certidão de estado civil. E não para por aí: certidões negativas de ações na Justiça Federal; ações cíveis; Interdição, tutela e curatela; ações das Fazendas Estadual e Municipal e protesto de títulos.

Documentação da propriedade em dia

Na negociação direta com o vendedor será de sua responsabilidade também conferir as papeladas da propriedade e se elas estão em dia. Para isso é importante dispor de uma cópia autenticada da escritura, pois por meio dela é possível conferir dados do atual proprietário e da propriedade, e, ainda, a matrícula do imóvel, incluindo uma certidão de ônus reais.

Este documento serve para identificar o número próprio da residência, inclusive os registros de todas as mudanças ocorridas nela.

Análise de possíveis dívidas

Outro cuidado importante para o caso de interesse em comprar um bem direto com o proprietário é com relação a possíveis dívidas existentes, sendo fundamental exigir uma declaração de inexistência de débitos condominiais. Esta declaração é retirada com o síndico do condomínio ou com a administradora do imóvel. Mas este não é o único possível débito que o seu futuro patrimônio pode conter. Não esqueça de verificar o status da conta de luz, água e, se existir, de gás, visto que tais dívidas poderão recair sobre você. No próprio site das prestadoras de serviço é possível emitir uma declaração de quitação de débito.

Se na análise dessas documentações, você encontrar algum problema, é importante que recorra a um advogado especialista em Direito Imobiliário, pois ele terá conhecimento para dar o suporte necessário.

Caso contrário, os próximos passos devem ser: garantir o desenvolvimento de um contrato detalhado sobre o acordo que fizeram; autenticá-lo em cartório e efetivar a compra e venda do imóvel.

COMO FUNCIONA A COMPRA DE IMÓVEIS COM A MENEGUZ? 

Como comprar um imóvel direto com o proprietário é trabalhoso e exige muita atenção, muita gente prefere, com razão, evitar a modalidade. Para auxiliar compradores e vendedores durante todo o processo, a Meneguz conta com corretores de imóveis parceiros, preparados para sanar todas as dúvidas dos envolvidos no negócio.

O comprador conta com o auxílio de um corretor para cuidar de toda a documentação.

O portfólio da Meneguz oferece imóveis diversos e em todas as faixas de preço. Confira nossos apartamentos à venda e acompanhe as principais informações sobre mercado imobiliário no blog da Meneguz!

Deixe uma resposta