COMPRAFINANCIAMENTONA PLANTA

COMO ESCOLHER O IMÓVEL IDEAL PARA VOCÊ

20 DICAS QUE VOCÊ NÃO DEVE IGNORAR NA HORA DE ESCOLHER O SEU IMÓVEL

Como já venho dito nos artigos anteriores, estamos vivendo um momento novo no Mercado Imobiliário Brasileiro. As pessoas estão investindo em imóveis: não só para morar, ter sua tão sonhada casa, onde sua família irá passar boa parte de suas vidas; mas também para poupar dinheiro, manter seu patrimônio protegido, e também aqueles que desejam ganham dinheiro a médio e longo prazo.

Mas é importante tomar algumas precauções na hora de escolher o imóvel que você deverá comprar. Comprar um imóvel não é como ir ao Shopping Center, escolher uma roupa, calçado ou presente. É preciso planejamento para não comprar “gato por lebre”!

Reuni aqui 20 dicas que vão te ajudar a escolher o melhor imóvel para você, seja aquela pessoa que deseja comprar um imóvel para morar, ou investir seu dinheiro. As dicas estão organizadas de forma cronológica para facilitar o seu entendimento.

Como o tema acabou ficando bem extenso separei o artigo em duas partes, nesta primeira compartilho as 10 primeiras dicas e na próxima semana compartilharei as 10 finais.

1) DEFINA SUAS NECESSIDADES

O primeiro passo é definir bem suas necessidades. Você teve ter em mente o que está procurando: quantos pessoas vão morar, quantos quartos, suítes, banheiros, o tamanho da sala, cozinha, garagem, etc. Compreender todas as suas necessidades é o principal!

Definir e compreender as necessidades das pessoas que morarão nesta casa, fará de sua escolha um sucesso ou fracasso.

Se você ou as pessoas gostam de assistir tv, a sala de televisão deve ser grande e espaçosa; se gosta de cozinhar, a cozinha deve caber todos os utensílios necessários; incluir ou não uma área de degustação, se você gosta de receber amigos na cozinha; churrasqueira, se você gosta de fazer churrasco; se tem filhos pequenos, a casa deverá possuir espaço para as crianças brincarem.

Dica: anote em um bloco de notas todas as suas necessidades.

2) CASA OU APARTAMENTO?

Algumas pessoas se sentem seguras morando em apartamento, e outras em casa, isso vai de pessoa pra pessoa. Em alguns casos podemos definir de acordo com estilo de vida de cada indivíduo, qual seria o melhor para ela.

Por exemplo: Uma pessoa jovem, sem filhos que mora sozinha, e que viaja muito; é claro que podemos presumir, que o melhor para ela seria morar em apartamento. Outro caso seria de uma família com cinco pessoas: pai, mãe, três crianças de dois à nove anos, dois cachorros de grande porte; a família gosta de churrasco e de receber amigos em casa; podemos presumir, que o melhor para essa família seria uma casa.

É claro que tratamos de extremos, mas existem outras características que podem ajudá-lo na sua escolha.

CASA:
– Gosta de jardim;
– Gosta de ser livre para criar animais de estimação;
– Gosta de fazer festas;
– Tem tempo e dinheiro para manutenções;
– Passa muito tempo em casa.

APARTAMENTO:
– Privacidade e Segurança
– Se preocupa apenas com o interior do apartamento;
– Tem condições para pagamento de taxas de condomínio, manutenção e segurança;
– Respeita os Vizinhos;
– Não passa muito tempo em casa.

3) LOCALIZAÇÃO

A Localização do imóvel é um dos pontos importantes, é necessário estudar a vizinhança, a infraestrutura, os serviços disponíveis nos arredores, a locomoção disponível, seja para você ou para seus funcionários.  Avalie e faça o percurso até o trabalho e cronometre o tempo levado de um ponto ao outro; algumas pessoas ignoram o fato que perder trinta minutos, uma hora ou mais no transito faz muita diferença a longo prazo.

Caso tenha filhos, pesquise parques e escolas nas proximidades. Veja a reputação de criminalidades, converse com possíveis vizinhos, comerciantes locais, e faça uma pesquisa na internet.

4) PLANEJAMENTO E VALORES

É preciso realizar um planejamento para evitar problemas futuros, saber de onde irá vir os valores para efetuar o pagamento do imóvel, se será financiado, pagamento a vista, ou parcial mais financiamento. Faço um levantamento financeiro e determine qual o valor máximo para a aquisição do imóvel.

No caso de financiamento, segundo especialistas é recomendado que não se comprometa mais do que 30% de sua renda familiar em empréstimos e financiamentos. Faça uma pesquisa de organizações financeiras que podem financiar o seu imóvel, veja a taxa de juros anual para sua faixa etária, veja se a necessidade de um fiador, veja os documentos necessários para realizar o financiamento, e qual o valor mínimo da entrada.

5) FAÇA BOM PROVEITO DE UM CORRETOR DE IMÓVEIS

Procure um corretor de imóveis de confiança, busque torna-lo seu amigo, mostre que você não é um comprador comum, que tem necessidades especificas. Trate ele com confiança e respeito e deixe claro isso.

Apresente suas necessidades que você anotou até aqui, os valores, forma de pagamento e localização, tente ser o mais objetivo e sincero possível, se ele perceber o seu real interesse trabalhará com mais afinco, e todos sairão satisfeitos com esta relação.

6) VISITE E TENHA CALMA

Não tenha pressa na hora de escolher; com as informações até aqui coletadas você terá condições de selecionar as melhores ofertas do mercado que atendam suas necessidades. Analise todas as suas opções com muita calma; caso o corretor informe que há outras pessoas interessadas, não se afobe. Pode ser apenas uma jogada, para que você feche rápido o negócio. Mesmo que seja verdade não é aconselhado ir fechando contrato nas primeiras opções. Vá com calma adquira experiência; caso seja possível peça a planta do imóvel, ou anote as dimensões dos ambientes em um bloco de notas.

Dica: o aplicativo Magic Plan criado pela empresa Sensopia, você pode tirar fotos do lugar que deseja medir e o software faz o desenho do ambiente; insira objetos como: sofá, cama, armários etc.

7) AVALIAÇÃO INICIAL

Faça uma boa visita ao imóvel anote em um bloco de notas todas as características e com as informações obtidas, faça uma análise apurando os pontos forte e fracos de cada imóvel visitado. Observe se os cômodos atendem suas necessidades, por exemplo: se cabe seu sofá, sua cama, guarda roupas, se os moveis serão planejados arbitre um valor para o investimento.

Não se impressione pela decoração do antigo proprietário, a não ser que esteja comprando o imóvel decorado; tente imaginar a sua decoração e seus moveis.

Procure por rachaduras, umidades, odores, veja se a pintura esta descascando, certifique-se que os ambientes são bem ventilados, etc. Caso seja possível procure por um técnico (engenheiro ou arquiteto) desde o início. Mas para a visita preliminar você pode ir sozinho, e só após percorrer todos as dicas deste artigo chame um técnico para uma visita e peça um laudo das condições do imóvel. Aconselho procurar um técnico mesmo para imóveis novos.

8) VISITE O IMÓVEL EM HORARIOS DIFERENTES

Procure visitar o imóvel em horários diferentes, a visita pode ser marcada no período da manhã, momento em que o local está calmo e silencioso, mas a noite pode ser barulhenta e te incomodar. Também observe o sol da manhã, sol da tarde, vento predominante, veja se existem objetos que impeçam a ventilação e iluminação natural. Você pode fazer isso com a planta, mas no local e em horário especifico você pode observar melhor estes fatores.

9) TIRE BASTANTE FOTOS E VÍDEOS

Com uma quantidade grande de visitas, as recordações sobre cada imóvel ficam embaraçadas; tire bastante fotos ou faça vídeos dos ambientes, da fachada, da vizinhança e do endereço. Classifique cada imóvel por número ou de apelido para cada um, organize as fotos e vídeos para não se confundir no futuro.

Dica: anote no bloco de notas o número ou apelido no imóvel, juntamente com seu endereço e tire a primeira foto, antes de começar a visita, assim saberá que a partir daquela foto trata-se daquele imóvel.

10) FUTURAS REFORMAS

Muitas vezes o imóvel necessitará de uma reforma para atender todas suas necessidades, seja para remoção de uma parede, ampliação de um cômodo, pintura, paisagismo, etc. Arbitre um valor e faça uma reserva financeira para o investimento. Um técnico neste momento te ajudará muito.

CONTINUA NO PRÓXIMO ARTIGO…

Novos artigos toda semana, inscreva-se para receber notificação!

Um comentário sobre “COMO ESCOLHER O IMÓVEL IDEAL PARA VOCÊ

Deixe uma resposta